dobradiça

Saiba a melhor forma de reparar a dobradiça do notebook

Uma demanda muito comum em manutenção de notebooks é o endurecimento ou a quebra da dobradiça que liga a moldura da tela à base e carcaça inferior do equipamento. Existem várias formas de efetuar o reparo, que podem depender de como exatamente foi o dano. Aqui vamos focar na quebra do suporte plástico na carcaça, ocorrida em função de algum impacto ou pelo simples endurecimento da peça metálica.

Após desmontar a máquina, você deve usar uma chave de canhão específica ou alicate de bico com estrias para forçar o movimento e amolecer a dobradiça. O design da peça varia conforme marca e modelo do notebook, mas se ela não estiver quebrada vai ceder à pressão sem dificuldade.

Se a peça metálica estiver comprometida a ponto de você não conseguir recuperá-la, você terá que substituir por uma em boas condições, que pode encontrar no Mercado Livre ou algum parceiro de trabalhe com manutenção de notebooks.

Remova os componentes internos que estiverem na região para ter acesso ao local onde a carcaça está quebrada, ou seja, suporte plástico das coroinhas que prendem os parafusos da dobradiça.

Utilize uma pinça para posicionar essas coroinhas novamente no local onde devem ser fixadas, usando o ferro de solda com ponta de faca para derreter o plástico de maneira que a coroinha fique perfeitamente alinhada.

Agora nossa dica de ouro: para garantir uma fixação permanente, aplique ao redor uma resina acrílica autopolimerizavel, que pode ser encontrada em loja de produtos odontologicos. Esse produto é utilizado para fazer dentadura. Se você mora no interior pode entrá-lo no site www.suryadental.com.br, buscar no mercadolivre com o nome, acrilico polimerizante , faça um acabamento ao redor das coroinhas de modo a preencher completamente as lacunas no plástico quebrado. A resina vai endurecer após a reação química.

Ao concluir o procedimento, basta remontar o notebook.

Para aprofundar seu aprendizado sobre manutenção de notebook, cadastre agora mesmo seu melhor e-mail em nossa lista VIP e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Tags: