o que é BIOS

O que é BIOS? Entenda aqui de uma vez por todas!

O que é BIOS, sigla em inglês para “Sistema Básico de Entrada e Saída” (Basic Input Output System) ?

BIOS é um tipo de ROM, uma memória não volátil, ou seja, é aquela que mesmo sem alimentação, as informações continuam armazenadas.

Ele opera a partir de um chip fixado diretamente na placa mãe e exerce um papel muito importante para quem trabalha com manutenção de notebook, pois possibilita alterar configurações elementares da máquina.

O BIOS entra em ação toda vez que você liga o notebook, pois é o responsável por verificar toda a parte de hardware, ou seja, memórias, placas, HD, entre outros. Em seguida, o BIOS vai carregar os arquivos necessários para o sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux.

O BIOS armazena as instruções necessárias para interagir com a tela do computador, teclado, Mouse, disco rígido, rede, som, modem,wirelles e vários outros componentes básicos de hardware.

Tenha muito cuidado!

A maioria dos usuários nunca precisa mexer no BIOS, o que deve ser feito somente por pessoas habilitadas que tenham certeza daquilo que estão fazendo. Isso porquê um problema simples na atualização do BIOS, como queda de energia, pode inutilizar seu funcionamento definitivamente.

Para ver na prática o que é BIOS, assista no vídeo abaixo, o professor Diaulas Jr. detalhando o que fazer para reparar o notebook modelo G42 com problemas de BIOS.


Diversos notebooks apresentam sintomas como lentidão ou travamento quando há algum problema no BIOS, sendo que pode chegar ao ponto de não carregar o sistema operacional.

O que é BIOS: Configurações avançadas

Técnicos acessam o BIOS para modificar a velocidade do processador e do cooler ou ver a temperatura da placa-mãe. Além disso, quando é necessária uma formatação da máquina, é através dele que o boot pode ser configurado para acontecer a partir de uma mídia removível, como um DVD ou dispositivo USB (pen drive, HD externo, etc).

Como é um software do fabricante, ele pode ficar desatualizado. Por exemplo, quando você precisa instalar um novo componente em seu notebook, como uma placa de rede, o BIOS deve ser capaz de reconhecê-lo e iniciar o funcionamento do sistema.

Por isso a atualização do BIOS é importante para a estabilidade do sistema e acesso a upgrade de novas memórias ou processadores para o chipset.

capa-post.jpg

Acompanhe aqui no blog as tendências para 2017 no universo da tecnologia.

Leia agora mesmo um de nossos artigos atualizados:

 Meu notebook molhou? É uma péssima ideia usar o secador de cabelo!

 Saiba como deixar o notebook mais rápido investindo até R$ 350

 Notebook não liga? Saiba o que fazer, neste guia atualizado

Tags: