notebook-molhou

Meu notebook molhou? É uma péssima ideia usar o secador de cabelo!

“Pode confiar, já fiz isso milhões de vezes!”. Se o notebook molhou, tenha cuidado ao ouvir essa frase. Um conselho muito comum é usar o secador de cabelo para remover o líquido. Definitivamente, é uma péssima ideia!

Passamos cada vez mais horas por dia usando o computador, seja por trabalho ou lazer. E, por descuido, basta um instante para derramar algum líquido na sua máquina. Qualquer líquido pode causar sérios danos ao equipamento:

  • água;
  • suco;
  • cerveja;
  • vinho;
  • refrigetante, etc.

Além de afetar o teclado e touchpad, a bebida pode escorrer para a placa-mãe, HD, e outros componentes internos. No entanto, recorrer a um secador de cabelo pode espalhar ainda mais o que foi derramado. Essa tática é ainda pior utilizando ar quente, que pode derreter as teclas e membranas feitas de plástico.

Veja a seguir nossas recomendações para agir de imediato, mas fazendo a coisa certa.

1 – Desligue imediatamente o notebook e remova a bateria

Assim que o líquido entra em contato com circuitos energizados, se inicia uma nociva atividade eletrolítica que pode até resultar em curto-circuito. Interromper a alimentação de energia vai amenizar bastante o prejuízo. Também desconecte todos os dispositivos internos.

2 – Vire o notebook de cabeça pra baixo

Aqui, nosso objetivo é reduzir ao máximo o contato do líquido com as partes internas. Fazendo isso rapidamente, é possível que consiga evitar que a bebida escorra mais profundamente.

3 – Use um pano e seque a região onde o notebook molhou

Você também pode usar toalhas de papel ou qualquer outro material absorvente que não solte fiapos. Se o que derramou contém açúcar, como sucos, refrigerantes e cafés, vai formar uma mancha pegajosa que pode ser removida com um pano levemente umedecido. Mas cuidado para não fazer pressão no equipamento.

Teclado danificado pela exposiçãoo ao secador de cabelo

4 – Leve sua máquina à assistência técnica

Nunca ligue o equipamento antes que ele esteja totalmente seco e liberado para uso. Você deve levá-lo o quanto antes a um profissional habilitado para desmontar o equipamento e realizar a limpeza do equipamento por completo.

O professor Diaulas Jr. ressalta:

“Lembro de um caso em que o cliente usou secador de cabelo e após a exposição ao ar quente deixou o notebook parado por uma semana. Além de danificar o teclado, ele teve o circuito da placa apodrecido devido a oxidação dos condutores. O prejuízo foi muito maior.”

Quer receber mais dicas como esta e esclarecer várias dúvidas sobre manutenção de notebook? Curta nossa página no Facebook e marque a opção “Ver Primeiro”.

 

Tags: