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Manutenção de computadores: como apresentar orçamentos

Para ter sucesso no mercado, o técnico em manutenção de computadores deve oferecer um elevado padrão de atendimento ao cliente. Por mais que também exista a concorrência predatória dos prestadores de serviços com conhecimento limitado, dispostos a trabalhar por quantias irrisórias.

Sabendo se diferenciar, o bom profissional terá sempre a preferência de clientes dispostos a pagar um preço justo por serviços de qualidade. Mas, para isso, é necessário ter capacidade de apresentar um orçamento detalhado, justificando o valor que será cobrado.

Todo profissional que vive da prestação de serviços precisa saber o valor de sua hora trabalhada. Assim, tomando pé da complexidade da tarefa, poderá estabelecer um preço justo para o cliente.

Veja a seguir como apresentar um orçamento profissional em manutenção de computadores.

Compreenda o problema

Saber lidar com as pessoas é muito importante se além da manutenção de computadores, você também faz o atendimento diretamente. Caso você não tenha suporte comercial, terá que aprender a conduzir negociações de maneira eficaz.

Se o cliente entrou em contato por telefone, tenha paciência de ouvi-lo explicar a situação. Jamais interrompa seu raciocínio, mesmo que já de início tenha identificado o problema. Caso o contato seja presencial, melhor ainda.

É importante saber se houve algum episódio recente que possa ter causado problemas no equipamento: descargas elétricas, impactos, derramamento de líquido, contato com ímã, etc. O laudo técnico do equipamento é apresentado após investigar as causas do defeito.

Fique atento aos detalhes

Procure saber das experiências anteriores do cliente na compra de bens e serviços de informática. Se ele já recebeu suporte em domicílio, se já levou um equipamento à assistência técnica anteriormente. Esse repertório tem grande influência na maneira como ele te enxerga.

Além de tudo, será necessário encarar a questão do “sobrinho”, ou seja, aquele prestador de serviços meia boca que cobra barato mas na maioria das vezes seu trabalho precisará ser refeito. Caso o cliente compare seu orçamento ao de um sobrinho, não se ofenda, mas procure esclarecer as diferenças no serviço prestado por um profissional habilitado.

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Capriche na apresentação

Antes de mostrar seu preço, aproveite o contato do cliente para ajudá-lo a aprender mais sobre a manutenção de computadores e os cuidados necessários em sua manutenção. Desta maneira, também vai demonstrar preparo e profissionalismo.

O orçamento deve ser apresentado em papel timbrado, valorizando a marca da empresa. De preferência, as informações nele constantes devem ser impressas. Caso a única possibilidade seja escrita a mão, se esforce para que a letra seja compreensível.

Detalhe os serviços que serão desenvolvidos, a necessidade de compra de peças, instalação de software, enfim, descreva tudo minuciosamente. Se prontifique a esclarecer qualquer dúvida e deixe o contato à disposição. Também explique o prazo de garantia do serviço.

Percebeu como lidar com clientes e apresentar um orçamento pode ser mais complexo do que parecia? Mas tais cuidados vão fazer grande diferença, aumentando seu conceito no mercado de manutenção de computadores.

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