como escolher notebook

Como escolher notebook? Veja aqui dicas preciosas!

Pintou aquela dúvida na hora de comprar, pois não sabe como escolher notebook? Afinal, diversas siglas e números são incompreensíveis ao usuário comum. E os preços também variam bastante de um produto para outro.

A grande diversidade de modelos no mercado pode causar insegurança em quem não entende sobre as configurações dos equipamentos. Até mesmo ao pesquisar a respeito, muitos podem se confundir. Por isso reunimos aqui dicas simples e eficazes para ajudá-lo a fazer um bom negócio na compra do seu notebook. Confira!

Identifique sua necessidade

Antes de abrir a carteira ou digitar o número do cartão de crédito no site da loja, você precisa estar seguro de que o modelo escolhido vai atender a sua necessidade.

E como isso é possível? Faça uma lista dos programas e funcionalidades que mais utiliza. Verifique se são aplicações que exigem grande capacidade de processamento ou memória RAM. É muito fácil consultar, pois geralmente no próprio site de download existe um tópico “requisitos do sistema”.

O professor Diaulas Jr. explica rapidamente, no vídeo abaixo, como este simples cuidado pode evitar gastos desnecessários – ou muita dor de cabeça – com uma máquina inadequada para a finalidade a qual se destina:

Verifique seu orçamento

Esse conselho é válido para comprar qualquer coisa, mas em se tratando de produtos eletrônicos, tem relevância ainda maior. O acelerado avanço tecnológico faz surgirem novos modelos a todo momento, provocando o desejo do consumidor.

Por outro lado, o varejo divulga mensagens apelativas, prometendo descontos e facilidades de pagamento. Mas se deixar levar não é uma boa ideia. Vamos supor que um notebook mais avançado esteja em promoção, mas no fim das contas você só vai utilizar 20% do seu potencial eu potencial. Não é difícil concluir que, apesar do desconto, fez um maul negócio, pois se foi investido um dinheiro acima do necessário para suprir as necessidades que você buscava em um equipamento mais básico.

Também há o caso de quem realmente precisa de configurações mais avançadas, para jogos ou programas de edição, por exemplo, mas não tem dinheiro suficiente. É o que veremos na próxima dica.

unnamed

capa-post.jpg

Acompanhe aqui no blog as tendências para 2017 no universo da tecnologia.

Leia agora mesmo um de nossos artigos atualizados:

 Meu notebook molhou? É uma péssima ideia usar o secador de cabelo!

 Saiba como deixar o notebook mais rápido investindo até R$ 350

 Notebook não liga? Saiba o que fazer, neste guia atualizado

Como escolher notebook usado

Em média, um notebook tem cerca de 3 a 5 anos de vida útil. Esse período do tempo de vida do equipamento vai depender  das condições de uso e manutenção preventiva, por isso pode variar.

Mas há equipamentos em bom estado que são adquiridos por empresas especializada para receberem upgrade e depois serem revendidos. No fim das contas, é grande a diferença de preço em comparação a uma máquina nova com as mesmas configurações.

Verifique o tempo de uso do equipamento, de preferência consultando a nota fiscal da loja. Se o notebook está com as bordas da carcaça quebradas ou trincadas, caso esteja a tendência é abrir a fissura com completo ao longo do tempo e ele  quebrar. Além disso a causa pode ter sido uma pancada, que tem grandes chances de ter gerado uma pequena fissura visualizada somente ao microscópio, a ponto de danificar os componentes internos a longo prazo.

Confira se as teclas do teclado estão macias, caso contrário o mais provável é que ele já tenha sido molhado ou em algum tempo de vida dele algum líquido tenha sido derramado. Já a bateria, se estiver viciada, demandará que em breve você faça um novo investimento em sua reposição.

Seguindo estas dicas práticas de como escolher notebook, certamente você terá maiores chances de comprar o equipamento certo para sua necessidade.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e permita que seus amigos também tenham acesso a esse conteúdo!

Tags: